sábado, 27 de setembro de 2008

um pouco de cor

Eu amo cores!! Ainda mais saber que cada um tem um significado, combinações... tudo muito interessante!
E para fazer scrap as cores são muito importantes! Elas ajudam muito a passar pro papel um pouquinho do sentimento daquele dia, daquele momento, um pouco mais sobre a pessoa que está na foto... enfim... scrap sem cor não é scrap, né??

Vamos começar falando sobre os usos e significados das cores, e depois as melhores formas de combiná-las. Vale muito a pena ler até o fim, vocês vão ver como a qualidade dos LO’s vai melhorar bastante! E aí, preparadas? Então vamos entrar no mundo das cores….

Cores - Simbologia e Usos
A cor de um modo geral é muito importante no nosso dia a dia. Agora imagine quando vamos produzir um scrap, tendo que combinar as cores das fotos com o scrap de um modo geral e ainda tendo que transmitir sentimento, como falei. Por isso, temos que ficar atentos a harmonia e simbologia cromática.



A escolha dos papéis pode ser feita com base nas cores presentes nas fotos. Observando a cor predominante, o fundo e a intensidade de cada tom. O objetivo é realçar a fotografia, sem pecar pelo excesso para que a decoração não a ofusque.
Afinal a idéia do scrap é guardar os momentos, né?

Para atingir este objetivo, algumas dicas são importantes:
* tons de uma mesma cor são sempre uma opção acertada;
* cores quentes relacionam-se ao calor e à alegria;
* cores frias costumam estar associadas à natureza e ao inverno.
* fotos bem coloridas podem ser neutralizadas com papéis nas cores preta, branca e cinza que, assim como o marrom e o bege, conferem um ar clássico ao trabalho;
* não se preocupe com a quantidade de cores usadas, mas sim com o efeito que proporcionam juntas;


Classificação das Cores:

• Cores primárias: são cores puras que não podem ser obtidas a partir de mistura de outras cores (azul, amarelo e vermelho). Normalmente são utilizadas em projetos infantis.
• Cores secundárias: são cores obtidas a partir da mistura de duas cores primárias (verde, laranja e roxo). As combinações a partir de cores secundárias criam projetos mais modernos e sofisticados.
• Cores terciárias: são cores obtidas a partir da mistura de uma cor secundária e uma cor primária que a originou.


Temperatura das Cores:

• Cores quentes: tons de amarelo, laranja, vermelho e rosa. Expressam um clima de forte energia e vibração.
• Cores frias: tons de azul, verde e roxo. Criam um ar mais tranqüilo e relaxante.
• Cores neutras: branco, preto tonalidades de bege. Tornam-se quentes ou frias dependendo das cores que a circulam.


Combinando as cores

Todas nós sabemos a importância das cores em nossos LOs. Mas, como combinar as cores? Como garantir uma combinação harmônica?
Teoricamente todas as cores podem combinar duas-a-duas, mas isso não significa que todas as combinações são harmônicas. As cores podem combinar-se por afinidade ou contraste, semelhança ou desemelhança, aproximação (analogia) ou oposição.

Para a formação do equilíbrio na dupla escolhida, há três métodos principais:
01. Pela intensificação ou diminuição do tom ou índice de luminosidade de uma das cores, sem perder a pureza da cor.
02. Pela dessaturação ou rebaixamento do tom, através da mistura com o branco ou com o preto. Neste caso perde-se a pureza da cor.
03. Pela utilização de um tom neutro completando o acorde.
Podemos trabalhar com Harmonia Cromática, Harmonia Consonante, Harmonia Dissonante ou, ainda, Harmonia Assonante.

Há ainda outros acordes harmônicos possíveis, onde podemos também combinar as cores pelo contraste complementar (oposição), por analogia, ou pela utilização monocromática, conforme a seguir:

Cores opostas ou de contraste:
o maior contraste se obtém justapondo cores complementares; a maior superfície é colorida com uma cor quente e a menor com sua cor complementar fria

Cores análogas ou vizinhas:
é o emprego de uma cor e uma ou duas vizinhas; por exemplo: laranja e seus vizinhos, vermelho e amarelo; a cor mais clara usada na superfície maior

Monocromática ou de cor dominante:
é o uso de uma única cor, aplicada pura e em vários tons, claros e escuros, variando-se a intensidade da mesma, ou seja, dosando-se progressivas quantidades de branco ou preto à cor pura.


Espero que gostem das dicas e ajude pra fazer muuuuuuuito projetos lindos!!!!
beijos e bom final de semana!

Nenhum comentário: